terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Capítulo XIII - A VERDADE É FOGO !




XIII
A VERDADE É FOGO !

ÁRVORE EVANGÉLICA - O mesmo que Árvore Iniciática, das Antigas Revelações. É bom pensar acima de mundos, continentes, países, raças, povos, nações, religiões, seitas, livros, homens, instituições e estatutos humanos, títulos e nobiliarquias de invenção humana, etc. Cuidem com carinho do que afirmam os capítulos 14 e 19, do Apocalipse, porque outros tempos significarão outras responsabilidades. Também se diz Árvore da Vida, do Bem e do Mal, porque a iniciação faz conhecer, esclarecendo, e, portanto, aumenta a responsabilidade. Vide no Gênese e no Apocalipse.

A PRUDÊNCIA MANDA - Não dogmatizar.

O GRANDE INIMIGO - Fermento farisaico.

REINO DO PURO ESPÍRITO - Lá não entrarão ignorantes, indolentes, covardes, hipócritas, ciumentos, vaidosos, mentirosos, idólatras, feiticeiros, assassinos, ladrões, etc. Com a Lei e o Cristo, tudo! Contra, nada!

PARA QUEM CAIR OU DESVIAR-SE - Levantar-se e retomar o caminho... Muito merece o pecador que muito se arrepende! Mas em obras, não em discursos ou aparências...

VERGONHOSO - A Lei desprezada e o Cristo ainda crucificado!

FÁCIL - Fazer discursos, aparentar, querer mandar nas consciências alheias...

DIFÍCIL - Dar dignos frutos pelo exemplo...

UM GRANDE CAPÍTULO - O 22 do Apocalipse.

CUIDADO - Com a falsa ciência, a falsa bondade e derivados. Fora da DIVINA ORDEM MORAL tudo leva ao pranto e ranger dos dentes!



CONCLUDENTE - Negar não é resolver.

DIFICULTOSO - Dizer coisas graúdas a criaturas ainda miúdas...

ESPÍRITOS EMBRIONÁRIOS - Procuram fora, por artificialismos, aquilo que trazem dentro e só poderão encontrar, através de obras decentes, em sociedade.

FATO - Ninguém se aproximará do Reino do Puro Espírito, sem se afastar do reino do mundo. Entretanto, sem usar o mundo, ninguém o fará! Entendam bem.

MAIS HONRAS E MAIS GLÓRIAS - A quem, à frente de legiões imediatas, comandou o adensamento das energias, para a Terra chegar a ser um mundo sólido habitável; a quem a comandou, com Sabedoria e Amor, até aqui; a quem deixou a Divina Modelagem e Generalizou a Revelação; ao Divino Amigo JESUS, convocado a ser mais na Direção de Mundos e Humanidades, todo Amor, toda Dedicação e todo Devotamento, pela Eternidade. Todos somos irmãos, todos para lá iremos, e, reconhecer, amar e servir aos mais hierarquizados na ORDEM DIVINA, corresponde a AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, pois a Hierarquia, na Criação em geral, faz parte das leis divinas.

FÁCIL DE COMPREENDER - Onde quer que haja, ainda, processo evolutivo em função, forçoso é haver elevações e modificações de comandos em todos os graus da Escala. Muitas e profundas modificações haverá, com o advento da maturidade.

PARA O HOMEM COMUM - Seria profundamente bom que soubesse isso: a VERDADE QUE LIVRA desconhece os valores religiosos ou sectários, e seus derivados, porque só reconhece as OBRAS, o comportamento em sociedade, aquele que a Justiça Divina vê em secreto.

DE SUMA IMPORTÂNCIA - Enquanto informamos, responsabilizamos. Não é por acaso, e, fazemos votos, cada um considere os efeitos, sobre o próximo, dos seus bons ou maus exemplos. Pingo por pingo, tudo será contado, e com mais rigor, por causa da evolução nos conhecimentos gerais e dos grandes benefícios advindos das conquistas científicas.



TRADIÇÃO - A tradição encerra o negativo e o positivo de tudo quanto a Humanidade conquistou, em milhões de anos, atravessando Eras, Ciclos e Civilizações. É necessário discernir, e muito, para não cometer graves faltas contra o dever de ATINGIR A SAGRADA FINALIDADE. Sem mudar, quem deixará de ser odre velho?... Sem mudar, quem deixará de ser pano velho?... Cuidado, pois, com os fanatismos por religiões, seitas, doutrinas, homens, livros, bandeirolas quaisquer e derivados.

JUSTIÇA DIVINA - Ela assim diz: VAI, E AMA A TEU PRÓXIMO, PORQUE SÓ ASSIM ESTARÁS AMANDO A DEUS. EU NÃO TENHO RELIGIÃO NEM SEITA, PORQUE SOU VERDADE!

ASSIM TEM SIDO - O último profeta é sempre esfolado em nome do penúltimo... Entretanto, A VERDADE QUE LIVRA continuará a sua obra divinizante, no imo de cada filho de Deus, custe o que custar.

HIPÓCRITAS - Pouco ou muito, um religionário é sempre um hipócrita, porque vive pretendendo dividir A VERDADE QUE LIVRA.

A VERDADE QUE LIVRA - Sendo auto-suficiente, faz autocompetentes.

MEDO DO FOGO - É para quem tem “rabo de palha”.

REMÉDIO CONTRA A IGNORÂNCIA - JESUS avisou, e para sempre, que, a quem bater far-se-á abrir, a quem chamar dar-se-á resposta, e a quem pedir ser-lhe-á dado.

MISTÉRIO E MILAGRE - Argumentos de ignorantes, ou de exploradores de ignorância. Em Deus tudo são LEIS, ELEMENTOS E FATOS.

PRANTO E RANGER DE DENTES - Os lugares de pranto e ranger de dentes estão repletos de religiosos, sectários, fanáticos por Bíblias, Codificações, Mensagens Mediúnicas, homens, livros, instituições ou estatutos humanos. Lá, porém, não vão parar os que amam e praticam a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE. É difícil compreender?

  

GENERALIZAÇÃO DA REVELAÇÃO - Entre as 19 vezes que dela trata o Velho Testamento, a mais explícita se encontra no capítulo 2, do Profeta Joel. (Joel, 2, 28).

QUEM VIRIA REALIZÁ-LA? - Jesus foi quem BATIZOU EM ESPÍRITO OU REVELAÇÃO. Vide, sobre isso, as palavras de João Batista. (João, 1, 33).

QUAL A FUNÇÃO DA REVELAÇÃO? - Vide em João, capítulos 7, 14, 15 e 16.

COMO JESUS EXECUTOU O BATISMO DE ESPÍRITO? - Vide o Livro dos Atos, capítulos 1, 3, 4, 7, 10 e 19.

COMO FAZIAM OS APÓSTOLOS AS SUAS SESSÕES ESPÍRITAS? - Vide na Primeira Epístola aos Coríntios, capítulos 12, 13 e 14.

PRUDÊNCIA - Cuidado com a aquisição de Bíblias, porque muitas edições estão sendo deslavadamente adulteradas.

LEMBRANÇA - A VERDADE QUE LIVRA pode ser anunciada através de Bíblias, Codificações e Mensagens, porém delas não dependerá jamais. A VERDADE é senhora e não escrava.

AVISOS E AUXÍLIOS - Virão de fora, por vários caminhos e de muitos modos, mas a REALIZAÇÃO dependerá da CONSCIÊNCIA DE CADA FILHO DE DEUS.

PERANTE A JUSTIÇA DIVINA - Apresentam-se todos os filhos de Deus, não porém as Bíblias, Codificações e Mensagens. E são muitos aqueles que rumam para os lugares de pranto e ranger dos dentes, porque confiam em suas leituras, deixando de lado a DECÊNCIA DE CONDUTA!

A GRANDE HORA APOCALÍPTICA - Se chegou a hora, através da RESTAURAÇÃO DA DOUTRINA DA VERDADE, de se intensificar a comunicabilidade entre encarnados e desencarnados, também chegou a hora, neste Planeta, de cada filho de Deus PENSAR em termos de VERDADE, AMOR e VIRTUDE, a fim de VIVER em termos de CONHECIMENTO, CERTEZA e BONDADE. Não remetemos quem quer que seja aos religiosismos e sectarismos, antigos ou modernos, mais ou menos fantasiados, mas sim à PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. Porque, com ela, somente com ela, é que se apresentará perante a JUSTIÇA DIVINA, a fim de responder pelas próprias obras!


PARA OS VERDADEIRISTAS - Quando Moisés começou a ensinar, não o quiseram receber. Contra os Profetas levantaram-se com perseguições e assassinatos. Contra o Cristo Modelo, desde o berço perseguiram-No, até consumarem a criminosa ação no Calvário. E tudo por aqueles que, em todos os tempos, forjaram igrejinhas clérico-farisaicas, instituições ou estatutos mandonistas. Lembramos, entretanto, que os tempos são outros, e o abandono e o desespero cairão sobre tais falsos obreiros.

CONCEITOS HUMANOS - O homem pensa como pode e não como quer; e, para pensar melhor, terá que progredir em seus conhecimentos. Consegui-lo-á com dogmas, ranços, ferrugens, religiosismos, sectarismos, farisaísmos, etc?

REVELAÇÕES INICIÁTICAS - Escolas de Verdade, Amor e Virtude, vindas através dos Vedas, Budas, Zoroastros, Hermes, Patriarcas, Profetas, Orfeu, Pitágoras, o Cristo Modelo, etc.

RELIGIÕES E CLÉRICO-FARISAÍSMOS - Invenções de homens, ou agrupamentos menos honestos, que em nome dos Grandes Reveladores organizaram programas formalistas, explorações idólatras, políticas e outras mais, chegando a blasfemar do Ministério da Revelação, com o que deram incentivo à ignorância, ao materialismo, à brutalidade e à imoralidade que assaltou a Humanidade, tornando-a vítima de catastróficas conseqüências.

BÍBLIAS, CODIFICAÇÕES E MENSAGENS - Cada Grande Revelador as fez, relativamente, para com a VERDADE. São obras incompletas, falhas e omissas, que terão que sofrer alterações progressivas, consoante a evolução humana. Todavia, grandes interesses subalternos sempre estiveram em jogo, e por muito tempo ainda estarão, entravando os progressos necessários.



REVELAÇÃO - Comunicabilidade dos anjos, espíritos ou almas. É o chamado Ministério do Espírito Santo, ou Santos Espíritos, e a generalização dessa Graça do Céu deve-se ao Cristo Modelo. Vide o Livro dos Atos dos Apóstolos. Vide o livro O NOVO TESTAMENTO DOS ESPÍRITAS, que contém todos os informes a respeito, e de modo livre, fora e acima de igrejinhas quaisquer. É uma obra sem paralelo, sob muitos aspectos.

ESPIRITISMO - Elias, como o Cristo prometeu, viria restaurar a Doutrina do Caminho da Verdade que Livra. Começou a tarefa como João Huss e não a terminou como Kardec. Espiritismo é SÍNTESE INICIÁTICA TOTAL, não é questão de cientifismos, filosofismos ou religiosismos humanos, isso tudo que terá de mudar muito. Confundir ESPIRITISMO FUNDAMENTAL com os conceitos humanos, por mais honestos que sejam, é cometer erro crasso. A SÍNTESE INICIÁTICA TOTAL leva à VERDADE, ao AMOR e à VIRTUDE, diante do que cientifismos, filosofismos e religiosismos se deverão curvar. Não confundir o Espiritismo com os espíritas, é o melhor modo de evitar dogmatizações e farisaísmos prejudiciais. Faça-se de tudo para não cair em antigos erros clérico-farisaicos, tais como a criação de grupinhos mandonistas, sob os mais diferentes pretextos, e até sem pretextos...

A ÚLTIMA PALAVRA - Ninguém sabe quando será dita a última palavra sobre a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, isso que é o ESPIRITISMO FUNDAMENTAL.

AS TESTEMUNHAS FIÉIS E VERDADEIRAS - O Apocalipse as anuncia, porque fora delas tudo é falho, tudo é caminho de trevas e sofrimentos. Ninguém jamais passará por cima delas!

PRIMEIRA TESTEMUNHA - OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.

SEGUNDA TESTEMUNHA - A DIVINA MODELAGEM DO CRISTO.



JUIZ ABSOLUTO - DEUS.

JUIZ RELATIVO - A Consciência de cada filho de Deus, que através do livre-arbítrio age e se responsabiliza.

REINO DE DEUS OU DA VERDADE - Está dentro de cada um e não virá com mostras exteriores, como o Cristo Modelo ensinou.

FATORES CONSTRUTIVOS - Moral, Amor, Revelação, Sabedoria e Virtude.

PARA CONTROLAR - Bolso, estômago, sexo, orgulho, egoísmo, etc.

CAMINHOS DE TREVA - Tudo quanto está fora das Duas Testemunhas.

APOCALIPSE, CAPÍTULOS 14 e 19 - Muitos Diretores passarão, até a consumação evolutiva da Humanidade, mas a Direção nunca mudará. Isto é, a Lei e a Divina Modelagem não passarão jamais, embora a escalada evolutiva force, de ciclos a ciclos, modificações nos postos de comando. A Autoridade Administrativa pertence aos postos de comando, às delegações, e os indivíduos irão passando por eles, normalmente. Aos terrícolas ainda é difícil conceber certo sobre os Altos Condutores de Mundos e Humanidades. Mas é bom começarem a pensar nisso, porque ninguém é especial perante Deus, e todos terão que lá chegar.

FASE DE MATURIDADE - Findando a juventude, começará a maturidade, e com ela a vitória sobre tudo quanto até aqui pareceu bom, em termos de religiosismos, sectarismos, simulações, idolatrias, fanatismos por homens, livros, instituições ou estatutos humanos.

TRÁGICO ESQUECIMENTO - No capítulo 12, da Primeira Carta aos Coríntios, Paulo se reporta ao Batismo de Espírito, expondo as nove mediunidades fundamentais, ou mais vulgares naqueles dias. A mais necessária tem sido a mais esquecida, que é o DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES.



OUTRA ADVERTÊNCIA - Capítulo 4, da Primeira Carta de João Evangelista, sobre o DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES.

ESPÍRITOS COMUNICANTES - Ninguém é AUTORIDADE, senão a Lei de Deus e a Divina Modelagem do Cristo. Quem estiver fora, seja qual for o rótulo com que se apresente, deve ser posto de lado. Uma é a DIVINA ORDEM MORAL QUE REGE O INFINITO, e, portanto, encarnados e desencarnados a ela estão sujeitos, saibam ou não, gostem ou não, queiram ou não. O mais tudo é relativo, são ciências, filosofias, artes, etc.

MUITA SUJEIRA - Isso é o que fazem, muitos encarnados e desencarnados, em nome da Revelação. Mas a JUSTIÇA DIVINA de tudo cuidará...

SENHOR! SENHOR! - Assim vivem berrando, nos lugares de pranto e ranger dos dentes, crédulos e incrédulos. Porque a JUSTIÇA DIVINA desconhece pretextos humanos, mas CONHECE AS OBRAS SOCIAIS...

O NOVO DIRETOR PLANETÁRIO - Os capítulos 11, 12, 14, 19 e 21 tratam daquilo que lhe competirá fazer, aplicando as Duas Testemunhas Fiéis e Verdadeiras, que são a Lei de Deus e a Divina Modelagem do Cristo. O Apocalipse é simbólico nas suas lições, mas é Espírito e Verdade nas suas profecias. Entendam ou não, mas a VARA DE FERRO, significando exigências maiores perante a ERA DA MATURIDADE, entrará em função. O poder da BONDADE será reconhecido, e será muito infeliz quem não o reconhecer, em suas obras...

DE JOÃO HUSS AO MEADO DO SÉCULO VINTE E UM - É o tempo de transição, marcado por grandes ensinos e convulsões, para que a Humanidade entre na fase de maturidade espiritual. João Huss começou a Reforma, divulgou o Evangelho da letra e restaurou a Comunicabilidade dos Anjos, Espíritos ou Almas, para advertir, ilustrar e consolar a encarnados e desencarnados. Assim é que dele falarão, nos milênios porvindouros, aqueles que herdarem a Terra dos futuros ciclos...



ZELOS - A falta de zelos não é pior que o excesso de zelos. Encarando com boa vontade os erros humanos, de caráter iniciático, temos os escribas e fariseus hipócritas, em sua função criminosa, por excesso de zelos. A má-fé, em termos de explorações de variada ordem, é crime de outros graus, e muito mais caro custará.

RÉGUA, PRUMO E NÍVEL - A Lei de Deus, o Cristo Modelo e a Revelação. Ninguém jamais se edificará devidamente, desprezando essas ferramentas.

DENOMINADOR COMUM - Com os ensinos transmitidos sobre a Divina Essência Criadora, Sustentadora e Destinadora; sobre a centelha espiritual, o processo evolutivo através dos mundos e das vidas, e a sagrada finalidade a ser atingida; com o reconhecimento da Lei como Código de Conduta, do Cristo como Divino Molde, e da Revelação como Fonte de advertências, ilustrações e consolações, todos virão a reconhecer um DENOMINADOR COMUM, para efeito de lances progressivos. Esse denominador comum chama-se OPORTUNIDADES!

OPORTUNIDADES - Em Deus não há mistérios, milagres, favores ou desaforos; Suas leis são eternas, perfeitas e imutáveis, e todos terão as mesmas oportunidades, para serem, viverem, agenciarem fatores, conhecerem, praticarem e assumirem as devidas responsabilidades.

TESTES - Deus não tenta, porém testa. Através de Suas leis Ele oferece oportunidades, no seio da Criação e da Família Espiritual, para que o filho, individualmente, cresça em Amor e Sabedoria. Lembrem-se destes fatores: Missões, Provas e Expiações.

MISSÕES, PROVAS E EXPIAÇÕES - As missões e as provas são escolhidas, mas as expiações são impostas ao filho que transgrediu a Lei de Harmonia. Entretanto, é bom lembrar, tais fatores se intercalam, e muito, por causa da ingerência dos méritos pessoais. No comum dos indivíduos, entram em porcentagens os fatores missionários, as provas e as expiações, e seria muito difícil precisar as devidas porcentagens. Porém, nos casos de exceção, para melhor ou para pior, manifestam-se os fatores, bastante pronunciados. E tudo fazem, os planificadores de roteiros encarnacionistas, para o melhor aproveitamento dos indivíduos.



NECESSIDADES - Todos são dependentes, ninguém se basta! Eis uma realidade a ser tremendamente sopesada, e que, infelizmente, não o é. Por causa desta negligência, as ferramentas chamadas bolso, estômago, sexo, orgulho, egoísmo, etc, fazem estragos terríveis na estrutura moral dos indivíduos. Todos são necessitados e todos se devem mútuos deveres em esforços fraternais. E, quando a fraternidade falha, o pranto e o ranger dos dentes aparecem, como “prêmios”...

NO MUNDO ESPIRITUAL - Se Deus permitisse levar os encarnados, de quando em quando, para uma visita aos milhares de reinos espirituais, ou céus, tudo mudaria e muito depressa, em termos de fraternidade humana. Porque, a começar dos abismos tenebrosos da subcrosta, até aos mais luminosos e gloriosos reinos, tudo quanto se vê testemunha o COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS DURANTE A ENCARNAÇÃO. Tudo é resultado daquilo que fez, de como procedeu no seio da Família Humana.

O GRANDE CENÁRIO - O mundo espiritual, para onde todos irão, é o grande cenário onde todos terão que se mostrar, queiram ou não, gostem ou não, saibam ou não, porque as leis de Deus não mudam. De cima para baixo, ou de baixo para cima, ou de fora para dentro e vice-versa, do Planeta, tudo vale como amostra viva do que querem dizer as palavras: EVOLUÇÃO e MERECIMENTO.

EVOLUÇÃO - O grau atingido pelo espírito, não se contando agravos ou desagravos. O indivíduo sem crimes a resgatar, porém sem mais evolução do que aquela já realizada. É o que é, nada mais, e, para chegar a ser mais, terá que evoluir normalmente.



MERECIMENTO - Todos recebem através das obras praticadas durante a encarnação, de acordo com elas, e, portanto, deve o encarnado viver com essa noção dos fatos. No âmbito do seu grau evolutivo, tanto pode subir pelo bem que fez, como pode descer na escala social, enquanto tiver que resgatar pelo mal que fez. Não perde na evolução íntima, mas impõem-se-lhe limitações na área social, enquanto durarem os agravos. Em muitos casos, de elevadas transgressões da Lei de Harmonia, de que trata totalmente a Lei de Deus, terá que sofrer longos tempos nas trevas e em dolorosas encarnações. Quem se quiser cuidar bem, antes de agir, lembre-se da Lei e do Cristo Modelo. E se houver ainda, por ignorância, quem pensar valer-se de artimanhas religiosistas, de simulações compradas aos mercenários da idolatria, os quais se fingem de ministros de Deus, lembramos no sentido de que mudem de idéia.

A GRANDE MUDANÇA - A mudança é no sentido de confiar na VERDADE, no AMOR e na VIRTUDE, abando-nando para sempre todos os mentirosos e comprometedores exteriorismos religiosistas. Quem chegar ao mundo da espiritualidade, para merecer os reinos de Luz e Glória, deverá apresentar OBRAS DE AMOR E SABEDORIA. De religiosos, cientistas, filósofos, etc, os lugares de trevas estão cheios.

O PODER DAS FORMAS - Quanto mais para junto do Planeta sólido, mais vão-se os reinos adensando, ou a matéria concernente ao meio-ambiente tornando-se grosseira e pesada. Quanto mais para fora do Planeta, tanto mais eterizada, luminosa, harmoniosa, perfumada e musical é a matéria, chegando a níveis divinais impossíveis de descrever. A Sabedoria e o Amor, mas a SABEDORIA DAS LEIS MORAIS E O AMOR VIVIDO, é que guindam o filho de Deus a reinos de tais níveis. Desejar é quanto basta para ter, e de modos tão diferentes das leis grosseiras do plano sólido e dos reinos de trevas que, se fossem totalmente expostos, ou explicados, as mentes terrícolas não entenderiam.



A PARTE DE DEUS - Deus dá, avisa e responsabiliza. Colaboramos na feitura das Bíblias, Codificações e Mensagens, e agora avisamos sobre a Fase de Maturidade, na qual a Humanidade entrará, crescendo em direitos e deveres. Entendem o aviso? Porque nunca houve uma passagem de Era ou Ciclo, de real significação para a História do Planeta ou da Humanidade, sem o seu correspondente Grande Aviso. Vide, nos capítulos 14 e 19 do Apocalipse, as profecias que para a era atual correspondem.

EFICIÊNCIA - Por estar a Humanidade deste Planeta ainda em grau bastante inferior, mais são os incrédulos do que os crédulos, no que concerne às coisas da VERDADE QUE LIVRA. Como medida de prudência, aconselhamos ao trabalho eficiente na ciência de fazer o bem. Porque tudo acontecerá, e quem boas obras tenha praticado, méritos terá a seu favor. Esperar merecendo, tal é a vantagem!

ABSURDO - É absurdo dogmatizar nas VERDADES REVELADAS, mas é sábio viver para as VERDADES EM CONTÍNUA REVELAÇÃO. Naquelas, falam os dogmáticos e formalistas, aqueles que exploram os simplórios que pensam que Deus acabou no passado, quando enviou Mestres, Iniciados, Profetas, o Cristo Modelo, etc; mas, nas VERDADES EM CONTÍNUA REVELAÇÃO confiam, por serem inteligentes e honestos, aqueles que vivem para desabrochar em si mesmos a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE. A Criação é viva, una, vibrante, contínua, progressiva e perfectível. Quando todos souberem pensar com inteligência e honestidade, a praga clérico-farisaica terminará e a Humanidade andará mais depressa rumo à Perfeição Crística.

Se o anjo, espírito ou alma, de nome Gabriel, comunicou-se com Zacarias para anunciar que ele seria o pai do Precursor, é porque isso é fenômeno comum na Criação. E, quem quiser reconhecer isso, procure nas onze Bíblias da Humanidade e verá que as verdades espíritas lá se encontram. E, se forem procurá-las nos infindos Mundos e Humanidades, lá as acharão como acontecimentos normais, porque as Leis Divinas são eternas, perfeitas e imutáveis.

Se Maria conversou com o mesmo Gabriel; se os Magos ou Iniciados viram legiões de anjos, espíritos ou almas; se José, avisado por sonho, fugiu com Maria e o Menino; se Jesus tinha os anjos, espíritos ou almas, subindo e descendo sobre Ele; se, notem bem, todas essas coisas aconteceram, é porque pertencem ao rol das verdades comuns da Criação de Deus. Ser cristão é IMITAR O CRISTO DIVINO MODELO!



ALERTA - Saber é muito importante, mas aplicar bem é muito mais ainda. Portanto, acima de fanatismos religiosistas, de grupos quaisquer, sob pretextos quaisquer, o que convém é CONHECER A VERDADE E PRODUZIR O BEM. Porque Deus é Senhor de tudo e de todos, e jamais será escravo de tabelinhas inventadas por homens, para a defesa de suas “panelinhas”. Cresçam em espírito, vivam para as VERDADES FUNDAMENTAIS, e procurem herdar a Terra dos futuros ciclos. Grandes, muito grandes abalos advirão, antes da Era da Maturidade chegar, mas os imitadores do Cristo tudo suportarão e alcançarão a justa vitória.

O GOSTO DA VERDADE - É muito infeliz aquele que procura a VERDADE, mas não pelo gosto da VERDADE, e sim para acobertar, defender ou aliciar interesses mundanos. Também não é feliz aquele que busca a VERDADE como fábrica de prodígios, com que se beneficiar. Feliz é quem procura a VERDADE, pelo gosto da VERDADE, fora de interesses subalternos quaisquer, pelo fato de saber que, mais horas ou menos horas, terá que deixar o plano carnal, para responder pelas suas obras perante a Justiça Divina.

Cantar hinos de louvor, proferir longos discursos, inventar simulações e sacramentos, ler constantemente textos bíblicos, realizar sessões espíritas, ler mensagens mediúnicas, conhecer de Deus, das leis, do espírito, etc, do mais que for possível, tudo isso, repetimos, não garante regalias celestiais a quem quer que seja. Quem garante regalias celestiais é o AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, essa realidade que não se escraviza a bandeirolas religiosistas quaisquer.

A todos os segundos, aporta no mundo espiritual, recém-chegada da carne, grande quantidade de irmãos. Eles se apresentam e se julgam especiais perante Deus, por terem tido esta ou aquela filiação religiosa ou sectária, por terem conhecido filosofias, iniciações, ciências teológicas, etc. Chegam a reclamar, aos brados, os seus pretensos direitos adquiridos; mas a Justiça Divina, por ser Divina, apenas considera as BOAS OBRAS praticadas, o AMOR dinamizado em termos de BONDADE, e os avisa sobre as novas oportunidades que o Céu lhes concederá, para que voltem ao plano carnal, onde terão possibilidades de saber, pensar, sentir e agir como quem realmente deseja vir a ser ESPÍRITO E VERDADE.



SINAIS APOCALÍPTICOS - Eles jamais virão através de milagres e fatos misteriosos, porque isso em Deus não existe. A ignorância humana, ou a má-fé, é que dão crédito e circulação a semelhantes estultícias. Portanto, para todos os acontecimentos, haja quem pense fora e acima de enigmatismos e outras nulidades. Já foram muito longe as interpretações sibilinas, das quais grupos capciosos têm tirado rendosos proveitos, com agravos para a evolução humana em geral. Sereis obrigados a marchar com os acontecimentos, auxiliando ou prejudicando, amando ou odiando, sofrendo ou gozando, porque as leis determinantes a isso vos forçarão, na carne ou fora dela. Sabereis das mudanças cíclico-históricas e das permutas na direção de todos os postos, porque isso é comum na Ordem Divina. Apenas, se quiserdes realmente pensar como dignos filhos de Deus, procurai elevar a mente e o coração, porque as LEIS BÁSICAS jamais mudarão. O Cordeiro dará lugar ao Cavaleiro Branco, o Menino Maravilhoso virá à direção planetária, mas ninguém deu, e ninguém dará, o Céu, de graça ou de favor, a ninguém! Convém que entendais isto e muito bem.
















Capítulo XII - AS GRANDES BÍBLIAS DA HUMANIDADE







XII 
AS GRANDES BÍBLIAS DA HUMANIDADE

As Grandes Bíblias, uma vez estudadas, fazem reconhecer as Verdades Iniciáticas Fundamentais, vindas através de remotos tempos, centenas de milênios, e desmancham essa coisa repugnante que é o fanatismo religioso, sectário, e o fanatismo por homens, livros, médiuns, etc. Ensinam que boa é a VERDADE, não homens ou religiões.

A – Popol Bugg, ou Mãe das Bíblias, a dos Atlantes, citada em alguns antiqüíssimos documentos;

B – Ramaiana, de Rama, relatando a Grande Epopéia;

C – Zend Avesta, de Zoroastro, a Bíblia dos Persas;

D – Sabedoria Órfica, os Fundamentos Iniciáticos da Grécia;

E – Tábua de Esmeralda, de Hermes, Bíblia dos Egípcios;

F – Livro dos Mortos, também dos Egípcios;

G – Livro dos Princípios, de Viasa Veda;

H – Bagavad Gita, de Crisna, O SUPREMO LIVRO DA ANTIGÜIDADE;

I – Velho Testamento, começando por Moisés e terminando em Malaquias, relatando profundos ensinos iniciáticos, mais tarde queimados e perdidos, depois restaurados de maneira incompleta, contraditória. Contém a Lei de Deus ou Moral Divina, promete a vinda do Cristo Exemplo de Conduta e o Derrame de Espírito sobre a carne;

J – Evangelho de Buda, resumindo a Doutrina dos Trinta e Cinco Budas;

K – Código de Manu;

L – Versos Áureos de Pitágoras, ou o que restou da queima das bibliotecas;

M – Talmud, verdadeiro testamento da Traição, dos rabinos israelitas, contradizendo Moisés e os Profetas, a Lei Moral e o Sadio Cultivo Mediúnico, deixado por Moisés, a partir de Números, capítulo 11;

N – Novo Testamento, provando as profecias do Velho, isto é, a vinda do Messias Exemplo de Conduta, o Derrame de Revelação ou Espírito sobre a carne, etc. Convém lê-lo com honestidade, porque contra Jesus e Sua Tarefa Imortal se levantariam todas as pedradas contraditórias, todas as traições, como afirmou o Profeta Simeão, e elas estão no mundo, fantasiadas de verdadeiras...;

O – Corão, a Bíblia dos Árabes;

P – Evangelho Eterno, prometido em Apocalipse, 14, 6.

Quem quiser estar a par dos Fundamentos Iniciáticos, de todas as Grandes Bíblias, leia os livros de Osvaldo Polidoro. E quem quiser, realmente, conhecer e praticar O VERDADEIRO CRISTIANISMO, leia a documentação Bíblico-Profética, com INTELIGÊNCIA E HONESTIDADE, ou fora de capciosos manobrismos de grupos quaisquer.





A LINGUAGEM DAS BÍBLIAS

Filhas das Verdades Reveladas,
Onze Bíblias nos tempos escalonadas,
Vindas por gentes de faculdades dotadas,
Para instruir gentes pela Terra esparramadas.

Se dos homens herdaram falhas,
Que dos homens surtem suas malhas.
Do Princípio transmitem lições imortais,
Vertentes de Verdades e doces cânticos divinais.

Lembra, espírita, das instruções,
Dos mesmos Mestres em novas funções,
Que através dos tempos Deus assim ordena,
Movimentando a reencarnação que a tudo reaplana.

Boa é a Verdade, não as religiões,
Não se defendam vícios e mistificações,
Que nenhuma Bíblia jamais valorizou o Mal,
Visto que a Deus se vai, pela Justiça Divinal.

Falar menos na Divina Misericórdia,
Que sem Justiça Divina reina discórdia,
E a Verdade jamais dará guarida à hipocrisia,
Aquilo que na Lei de Deus e em Jesus não homizia.

Outros clarões vos iluminarão,
Que nos vossos horizontes já estão,
Proclamando das bíblicas verdades, os sinais,
Porque a Verdade, para ser, é acima de mortais.


















Capítulo XI - SÍNTESE DA SABEDORIA HINDUÍSTA, ETC.




SÍNTESE DA SABEDORIA HINDUÍSTA, ETC.

A regra fundamental da Sabedoria Hinduísta é esta: só existe Deus, o Princípio que tudo origina, sustenta e destina. Ele é a Essência Originária, em sua Profundidade Infinita (para o conceito humano), e Ele mesmo é a Manifestação, aquilo que chamam de Criação, Natureza, etc. É o Divino Monismo, a Consciência da Unidade, a realidade que está nos fundamentos do Hermetismo, do Orfismo, do Zoroastrismo, do Pitagorismo, e, como sentença única e total, é o Primeiro Mandamento da Lei de Deus, a mais sábia, científica, eterna, perfeita e imutável afirmação. É a Verdade que triunfará sobre todos os ignorantismos, todos os erros do relativismo, todas as porcarias dos religiosismos, sectarismos e engodismos, aparecidos ou por aparecer ainda, no turbilhão de peregrinas ou mortais sandices humanas, bem ou mal intencionadas. A Sabedoria Hinduísta apresenta três escalões representativos, que formam a UNIDADE INICIÁTICA FUNDAMENTAL:

1 - O Budismo, que não surgiu com o Sidarta Buda, mas tem origem nos anteriores trinta e quatro Budas, cuja linhagem se perde nos milênios. No Sidarta Buda sintetizaram a Doutrina Búdica, e O SANTO EVANGELHO DE BUDA é o livro que pode e deve ser lido, por parte de quem queira conhecer o Budismo.

2 - O LIVRO DOS PRINCÍPIOS, de Viasa Veda, que contém a TEOGONIA DIVINA ou a SABEDORIA TOTAL. Grandes sábios e estudiosos afirmaram que, depois de Viasa Veda, tudo quanto foi feito, por outros Messias, foi apenas entrar em pormenores, dizer a mesma coisa, entrando apenas em peculiaridades.



3 - Crisna deixou ensinos eternos, perfeitos e imutáveis, por palavras e demonstrações pessoais, em virtude das faculdades ou poderes de que dispunha, como Verbo Divino ou representante de Deus, do PRINCÍPIO ÚNICO. O livro BAGAVAD GITA, ou SUBLIME CÂNTICO DA IMORTALIDADE, ou o LIVRO DAS SETE INTERPRETAÇÕES, deveria ser lido por quantos pretendem, de direito e de fato, falar com autoridade, quando falam de Deus, do Espírito e da Matéria, da Imortalidade, Responsabilidade, Evolução Gradativa e Sagrada Finalidade do Espírito. Einstein e Chardin, e muitos outros verdadeiros sábios, têm feito dessa Bíblia da Índia, o livro de cabeceira, o roteiro de buscas científicas. Quando as pestilências religiosistas, sectárias e maquiavélicas, ou capciosas, tiverem desaparecido, a Humanidade irá saber o que representam, como REVELAÇÕES DIVINAS, estas TRÊS FONTES DE SABEDORIA IMORTAL:

A - A Sabedoria Hinduísta, que teve nos Budas, em Viasa Veda e em Crisna, as Chaves Iniciáticas Totais;

B - A Lei de Deus, o Código de Moral Divina, fora do que a vida é fábrica de pranto e ranger de dentes, e que tem no Primeiro Mandamento a SENTENÇA que exprime a ORIGEM DIVINA, A CHAMADA CRIAÇÃO, AS LEIS REGENTES E A FINALIDADE DE TUDO E DE TODOS. Os três primeiros Mandamentos dizem respeito a Deus, a quem devemos amar em Espírito e Verdade, ou através de obras decentes, e não por meio de idolatrias, ritualismos, discursos histéricos, etc; e os sete outros Mandamentos que ensinam a Pura Sociologia, o trato decente entre irmãos. Sendo Código Divino, jamais mandaria procurar religiosismos e sectarismos, pois estas coisas devem ser abandonadas, como fontes de blasfêmias e divisionismos entre irmãos.

C - O Cristo Divino Molde, vivido ou representado por Jesus, o então Diretor Planetário e a quem cumpriria, também, derramar do Espírito sobre toda a carne, ou generalizar a Revelação. Nasceu de fenômeno mediúnico, tinha o Espírito de Dons e Sinais sem Medida, deixou o Túmulo Vazio, e, como disse o Profeta Simeão, contra Ele se lançaria as pedradas de todas as contradições, tal e qual tem acontecido e por muito ainda acontecerá, pois não existe um só calhorda no mundo dos encarnados e dos desencarnados, que não se julgue no direito de ser juiz de Deus e dono da VERDADE e da DOUTRINA, com sobras de falsa ciência e falsa bondade, para se argüir em fiscal de consciências alheias.



Quando a hipocrisia deixar de comandar o espetáculo religioso, todos terão o Princípio Único por Deus, a Lei de Deus por Código de Moral, o Cristo Modelo por Padrão de Conduta e o Consolador por Ele generalizado por Graça Consoladora. Então ninguém mais procurará inventar ridículas adorações a Deus, estúpidos modos de crer, nojentas nobiliarquias clericais, etc; porque terá certeza de que o CONHECIMENTO DA VERDADE E A PRÁTICA DO BEM, e nada mais, representam o homem, ou espírito encarnado ou desencarnado, perante a JUSTIÇA DIVINA. Ninguém irá destruir o Bagavad Gita, ninguém irá passar por cima da Lei de Deus e ninguém irá fabricar contradições contra o Cristo Divino Molde, sem que venha a pagar rigorosamente.

O ESPÍRITO DAS ADVERTÊNCIAS BÍBLICAS reside na sabedoria destes dois textos ou sentenças complementares:

Do Velho Testamento: “Quando fordes mansos e humildes, increparei os insetos daninhos e retirarei da Terra o espírito imundo”.

Do Novo Testamento ou do Cristo Modelo: “Tomai exemplo de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Os fanatismos em torno das verdadezinhas periféricas crescem, porque encarnados e desencarnados, comprometidos perante a JUSTIÇA DIVINA, são endeusados. Enquanto isso, as ORDENANÇAS FUNDAMENTAIS são desprezadas, escondidas propositalmente... O número dos que falam em Deus, na Verdade, na Lei de Deus e no Cristo Modelo, por mera figura-de-fachada, ou aparência de respeito à Verdade, é muito grande, enche os religiosos e os sectarismos... Entretanto, na engrenagem dos tempos, dos ciclos ou das eras, a JUSTIÇA DIVINA movimenta seus recursos, e fatos abaladores obrigam a profundas reconsiderações em termos de CONDUTA.



Fundamental é a LINHA MESTRA DOUTRINÁRIA que deriva do trabalho dos Grandes Iniciados, Mestres, Patriarcas, Cristos e Apóstolos da VERDADE QUE CONDUZ À DIVINIZAÇÃO. Os avisos Bíblico-Proféticos que falam do NOVO CÉU E DA NOVA TERRA não foram feitos por caso. Portanto, em tempo certo a JUSTIÇA DIVINA agirá, e a contradição humana ficará sabendo que pretender escandalizar os DESÍGNIOS DIVINOS é obra de loucos.

Por falta de critérios, muitos são os infelizes que já pretenderam trocar a Lei de Deus e o Cristo Divino Molde pelos xaropismos parasitas de encarnados e desencarnados metidos a “mestres em Israel”. Por isso, vão ao cúmulo de endossar erros e emporcalhamentos, corrupções e inversões vergonhosas, atirando a responsabilidade de tais porcarias nas costas da Misericórdia Divina… Lendo Romanos, 1, 22 a 32, e Apocalipse, 22, tais errados poderão compreender que nenhuma estultice humana irá inverter a ORDEM DIVINA.

Porque em Essência, tudo parte da Una Divina Essência, muitíssimas são as afirmações comprovantes dessa realidade, proclamadas por Grandes Iniciados ou Cristos, e, para as pessoas de mais gabarito intelectual e moral, um tal conhe-cimento é de profunda significação:

Da Sabedoria Órfica: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

Da Sabedoria Hermética: “O de dentro e o de fora, o de cima e o de baixo, tudo é um, porque só um é o Princípio”.

De Jesus: “Eu sou o Princípio, o mesmo que vos falo”.

De Zoroastro: “Uma só é a Verdade, e só com ela triunfareis”.

De Pitágoras: “Do Um tudo parte, no Um tudo movimenta e no Um tudo atinge a finalidade”.



Da Sabedoria Hinduísta: “Os filhos da Unidade, quando disso se apercebem, tanto mais depressa podem atingir a União Final, que é o objetivo da existência”.

De Viasa Veda: “Oferecendo-vos o Conhecimento da Origem Única, do Movimento Único e da Finalidade Única, ofereço-vos a Trilha Única, o Caminho Certo. Aquele que, por qualquer motivo ou pretexto se desviar, terá que, sofrendo, retornar ao Caminho Certo, para então poder atingir a Finalidade Única”.

De Crisna: “Todas as vidas ou existências, todo trabalho e todo sofrimento é para que possais voltar a MIM, o Senhor Único, a Origem e a Finalidade”.

Da Sabedoria Hinduísta: “O Senhor está na intimidade profunda de cada um, mas poucos sabem disso. Aqueles que disso vêm a ter conhecimento, e se esforçam para realizar a união, esses gozarão da Sua Eterna Glória”.

Da Sabedoria Hermética: “O verdadeiro sábio é aquele que sabe ter Deus em si e tudo faz para com Ele se unir”.

Da Sabedoria Hinduísta: “Aquele que procura a Verdade fora de si, certamente a encontrará nos fundamentos de tudo o que existe; mas aquele que a procura em si e com ela se faz uno, esse é o verdadeiro sábio”.

Da Sabedoria Popular Hinduísta: “Procurar Deus fora é o melhor modo de perder tempo e oportunidade de realizar a União Divina”.

Da Sabedoria Hinduísta: “Não basta saber que a morte não existe; é necessário vencê-la totalmente, realizando a União Total”.

De Jesus: “O Reino de Deus está dentro de cada um e não virá com mostras exteriores”.

De Jesus: “O Pai é Espírito e Verdade, e assim quer que Seus filhos venham a ser”.

Da Sabedoria Hermética: “Aquilo que do Cadinho Divino saiu, ao Cadinho Divino retornará, custe o que custar”.

Supremo Documento Científico: O Primeiro Mandamento da Lei de Deus. Nenhum espírito encarnado é capaz de definilo totalmente.



Supremo Documento de Ordem Moral: A Lei de Deus.

Supremo Exemplo de Comportamento: Aquele vivido por Jesus, que não nasceu de homem e não deixou túmulo cheio.

Supremo Feito Messiânico: O de Jesus, voltando como espírito para Derramar do Espírito Consolador sobre a carne, cumprindo a Promessa Divina como está totalmente registrado no Livro dos Atos dos Apóstolos.

O Melhor Palpite: Verdadeiro cego é quem não quer ver.

Melhor Advertência: Ninguém é hipócrita por acaso.

Prova de Inferioridade Espiritual e Moral: Embora reconhecendo ser a VERDADE uma só, andar o homem fabricando bandeirolas religiosistas, clerezias misoneístas, tabelinhas sectárias, igrejinhas exclusivistas, conchavismos de portas fechadas e outros tantos estatutos maníacos, com seus dispositivos mafiosos, onde até Deus e a Doutrina do Caminho devem ficar sujeitos às ridículas pilulazinhas fabricadas pelos empresários de tais porcarias. Só Deus sabe quanto mal essa gente tem custado e vive custando à Humanidade. E como tudo isso é feito propositalmente em nome de Deus, para que os simplórios caiam nas armadilhas, a porcaria tem funcionado a contento dos seus exploradores….

Verdade Higienizadora: A Lei de Deus manda ser escravo de alguma religião, ou manda CONHECER A VERDADE E PRATICAR O BEM?

Sentença Final: O Cristo Divino Molde manda ser escravo de alguma religião, ou manda BUSCAR A VERDADE QUE LIVRA?

Fato da Sabedoria Hinduísta: Sempre foi reencarnacionista, sempre foi revelacionista, sempre soube da evolução gradativa dos espíritos. Suas sessões mediúnicas, as EGRÉGORAS, sempre foram feitas com todo respeito às Leis Divinas e por parte de pessoas profundamente conhecedoras das Verdades Iniciáticas Fundamentais. O intercâmbio entre encarnados e desencarnados sempre foi realidade comum no hinduísmo, embora nunca primando pelas faculdades passivas.